VITAMINAS ATUAM NAS MAIS VARIADAS FUNÇÕES DO ORGANISMO

Atualmente muito tem sido dito sobre os benefícios de se ter uma alimentação balanceada. Para manter uma dieta adequada deve-se ingerir doses de proteínas, carboidratos, açúcares, fibras, etc. Outros nutrientes que com frequência são lembrados nas dietas produzem o bom funcionamento do organismo são as vitaminas, que não são diretamente sintetizadas pelo corpo e devem ser obtidas pelos alimentos.

Um exemplo  deste nutriente é a vitamina A. Esta substância é imprescindível para a visão e a sua falta pode ocasionar nictalopia, também conhecida como “cegueira noturna”. Além disso, a vitamina A, que pode ser encontrada na cenoura e no espinafre, atua como renovadora das células, contribuindo para o sistema imunológico e no combate ao envelhecimento.

Já a vitamina C atua diretamente no sistema imunológico, pois é muito importante para os glóbulos brancos e atua na formação e manutenção dos ossos e dos dentes. Esse nutriente pode ser encontrado nas frutas cítricas e no brócolis, por exemplo.

Já a vitamina K é menos conhecida, porém, não menos importante. Essa vitamina atua nos processos de coagulação do sangue, uma das funções básicas do organismo. Dessa forma é chamada de anti-hemorrágica. Sua acumulação, entretanto, é fácil e não é necessária a sua ingestão diária. Pode ser encontrada nos vegetais: folhosos, nas carnes vermelhas e no queijo.

Existem diversos tipos de vitaminas, cada uma com suas funções. Uma alimentação diversificada é a chave para que não haja carência das mesmas, que ainda podem ser assimiladas a partir de suplementos alimentares e produtos cosméticos.

Compartilhar:

X