Morangofest® Solidário 2019

Neste ano a escolha para as instituições que vão se beneficiar com a verba do Morangofest®, iniciou

bem cedo, lá no mês de março. E as três instituições que escolhemos são as vencedoras deste super

projeto GESTÃO GLOBAL, realizado pela ASID BRASIL. 

 

O Objetivo do projeto Gestão Global – Liderança 4D é desenvolver as instituições através de aulas sobre a causa e potencial da PcD para um crescimento sustentável e inovador da organização social.

Foram4 aulas com objetivo de sensibilizar e ensinar as instituições sobre inovação, impacto e liderança:
✓ Despertar a potencialidade da PcD.
✓ Desvendar o impacto da instituição.
✓ Direcionar a equipe para desenvolvimento.
✓ Disparar rumo ao impacto.

Fizeram parte deste projeto 15 instituições que já fazem parte da Rede ASID.

• ADFP
• Agência Nacional em Mobilidade – Anamob
• APAE Curitiba
• Apae Pinhais
• APAE São José dos Pinhais
• Escola alternativa/ AMENA
• Escola de Educação Especial 29 de Março
• Escola São Camilo Ihoepar
• Inclusive nas Artes
• Instituto Jeann Pierre Muguet
• OBADIN
• OLA ONG LAR ASSISTIDO
• Ong inpoderi
• Sobreviventes da poliomielite e Spp BR
• Vivian Marçal

As vencedoras são:

      

 

Cada instituição escreveu um pouco sobre sua história e o que fazem. Segue abaixo os textos:

Como disse Hodding Carter, os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas. A princípio, nos parece que dar raízes aos filhos com deficiência não constitui um problema, uma vez que, de um modo geral, tanto a família quanto a casa onde vivem constitui seu porto seguro e sua referência de vida. Entretanto, dar-lhes asas
para voar talvez seja o maior problema, pois acreditar que seus filhos com deficiência são incapazes até mesmo de realizar as atividades mais elementares do dia a dia, como
buscar um copo de água, é o pensamento de muitos pais. Para eles, a proteção – ou a superproteção – constitui quase que a razão de sua existência.
Nesse sentido, à medida que os pais vão envelhecendo, vai aparecendo sempre com maior frequência a pergunta que permanece no recôndito de suas mentes desde o
nascimento desse filho. Isso se constitui em um problema para o qual não veem uma solução que os tranquilize.

“O que será de meu filho com deficiência quando eu não estiver mais aqui?”

A procura dessa resposta foi a razão para que um grupo de pais, em 2015, procurasse a ASID e fundasse a OLÁ ONG LAR ASSISTIDO.Com a orientação, apoio e treinamento, a OLÁ foi fundada oficialmente em agosto de 2015 com a seguinte missão:

“Proporcionar amparo, independência e qualidade de vida para pessoas com deficiência através de terapias e moradias assistidas, em integração com seus familiares”
Na sequência, foram realizados eventos de divulgação e captação de recursos, ao mesmo tempo em que foram trabalhadas as questões jurídicas do projeto.
Em maio de 2017, a OLÁ iniciou suas atividades no Centro de Autonomia e Independência (CEAI), atendendo jovens e adultos com deficiência intelectual. O CEAI tem o objetivo de desenvolver suas capacidades de autonomia e independência para que melhorem sua autoestima, sua interação com a sociedade. Além disso, prepara esses
indivíduos para que possam viver em Moradias Assistidas futuramente.
Atualmente, o CEAI funciona de segunda a sexta-feira, no período da tarde, e atende 7 adultos com deficiência intelectual. Para cada uma dessas pessoas, é elaborado um plano individual de desenvolvimento, visando que cada um possa desenvolver ao máximo sua capacidade de autonomia e independência.

 

A AMENA – ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA DO ENSINO ALTERNATIVO tem caráter filantrópico e por meio de Doações e Convênios com a Secretaria Estadual e Municipal de Educação mantém a Escola Alternativa na Modalidade Especial que atende pessoas de 4 anos até a idade adulta, nas etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos com Oficinas de Unidades Ocupacionais.

A Escola de Educação Básica Alternativa na Modalidade Especial atualmente atende estudantes com Transtornos Globais do Desenvolvimento, que segundo o MEC é definida por: “aqueles que apresentam alterações das interações sociais e recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo, que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares”.   (MEC/2008)

Cabe ressaltar que a Escola Alternativa é referência na área do transtorno e mais especificamente com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e por ser referência já foi indicada ao prêmio Darcy Ribeiro de Educação no ano de 2015.

População Alvo: Pessoas com síndromes e quadros neurológicos e psicológicos complexos e psiquiátricos persistentes – Transtornos Globais do Desenvolvimento (DSM-V).

Faixa etária: a partir de 04 anos à idade adulta.

Número de estudantes atendidos: 101

 

O Bolsão Sabará localiza-se no CIC e segundo senso de 2010 somos em 13.000 hab. Com quatro ocupações ocorridas entre 2012 e 2017 calcula-se um numero de 24.000 hab necessitando de todo tipo de recursos. Neste contexto em 2016 fomos procurados pela AAMPARA /Associação de Apoio e Atendimento para o Autista com a proposta de assumir um espaço conseguido por comodato pela Instituição. Em março de 2018 chegamos a conclusão que a proposta inicial já não contemplava os assistidos no bairro, todos adultos e com necessidades diferenciadas.
A sizão ocorreu e assim surgiu a INPODERI com a proposta de acolher, incluir e principalmente com a proposta de empregabilidade, oferecendo autonomia e decisão de suas
vidas às pessoas com deficiência.
Atualmente atendemos 23 pessoas com deficiência e suas famílias e temos como meta chegar a 30 até dezembro de 2019.

 

Compartilhar:

X